segunda-feira, 5 de março de 2012

"A Psicologia tem um longo passado mas uma curta história..."

           Tal como descreveu Herrmann Ebbinghaus, um dos primeiros psicólogos experimentais , a situação da psicologia remonta ao classicismo grego, apesar de só se ter tornado de certa forma " independente" da filosofia, nos finais do século XIX  na Alemanha através do psicólogo Wilhem Wundt, o qual liderou o movimento estruturalista.
           Historicamente, a psicologia esteve ligada e ainda o está em vários níveis, quer à filosofia, quer às ciências da natureza, tais como a biologia e a fisiologia que serviram de modelos de investigação ao nível da observação e experimentação.           
          Todas as pessoas têm curiosidade em saber como funcionam. Neste caso, como o comportamento e a conduta humana é explicada. Porém, estas dúvidas foram estudadas no tempo da Grécia Antiga, mas não com muita importância.

    

“Há milhares de anos atrás, desde que o Homem se percebeu como um ser pensante, inserido em um complexo que chamou de Natureza, ele vem buscando respostas para suas dúvidas e factos que comprovem e expliquem a origem, as causas e as transformações do mundo. No entanto, o comportamento e a conduta humana são assuntos que sempre nos fascinou e estão registados historicamente ao longo desses anos. Isso faz com que a Psicologia seja uma das mais antigas e uma das mais novas disciplinas académicas, criando assim esse paradoxo.” (http://pt.scribd.com/doc/3050392/Um-Breve-Resumo-da-Historia-da-Psicologia)

Sem comentários:

Enviar um comentário