1. Quando é que a psicologia se constitui como ciência?
2. Como? Quais foram as principais
correntes e quais os seus objectos e métodos?
3. Actualmente, qual é o principal
objecto em psicologia?
4. E os principais métodos e
técnicas?
5. Quais as principais diferenças
entre os conhecimentos das Ciência e do Senso comum?
6. Pscologia aplicada: qual o o
objecto e principais métodos na Psicologia do Desenvolvimento?
Respostas:
1) Integrada durante séculos na Filosofia, a Psicologia só se torna uma
Ciência independente nos finais do século XIX, quando Wundt funda o primeiro
laboratório de psicologia experimental em 1897. É a partir deste acontecimento
que se vão desenvolver, de forma sistemática, as investigações em Psicologia.
2) A psicologia constitui-se uma ciência obtendo respostas
diferenciadas levando vários autores a definirem métodos e objectos
específicos, conforme os problemas estudados.
As principais correntes da psicologia foram: o Associanismos/Estruturalismo, Wildhelm
Wundt; a Reflexologia de Ivan Pavlov; o Behaviorismo/ Comportamentalismo, de John
Watson; o Gestalismo/ Teoria da forma, de Wolfganf
Kohler; a Psicanálise, de Sigmund Freud; e o Contrutivismo, de Jean Piaget. O Associacionismo/Estruturalismo tem
como objecto a consciência e como métodos a introspecção controlada. A Reflexologia tem
como objecto de estudo os reflexos e como método estudar a actividade
nervosa superior. O Behaviorismo/ Comportamentalismo tem
como objecto o comportamento do Homem e do Animal e utiliza o método
experimental. O Gestaltismo/ Teoria da forma tem como objecto
estudar os fenómenos da percepção e pensamento como totalidade, e utiliza o
método experimental e a introspecção. A Psicanálise tem
como objecto o inconsciente, a estrutura psíquica, e o funcionamento Psíquico,
e utiliza o método psicanalitico. Por fim o Construtivismo tem
como objecto as estruturas da inteligência e como método o clínico e a
observação naturalista.
3)O objecto de estudo da psicologia é o homem, mais propriamente o
comportamento humano, na vertente do consciente/ inconsciente e personalidade
do indivíduo. Colocando assim como objecto de estudo o ser humano na sua
permanente evolução.
4)A psicologia aborda vários métodos e técnicas do comportamento humano. Dos
vários métodos existentes faremos referência aos mais importantes. Existe o
método introspectivo (análise interior feita pelo próprio sujeito), a
observação (podendo ela ser laboratorial ou naturalista), o método experimental
(que tem por objectivo permitir conhecimentos sobre comportamentos comuns a um
grupo de pessoas), conhecemos ainda o método clínico (constitui-se como uma
serie de procedimentos de diagnostico e tratamento de pessoas com problemas de
comportamentos e/ ou emocionais) e por fim o método psicanalítico (que tem como
objectivo conhecer o inconsciente do paciente).
Além dos métodos são ainda conhecidas técnicas como: teste,
inquéritos e entrevistas (podendo ter maior ou menor controlo ao nível das
questões e respostas).
5) O conhecimento do senso comum baseia-se na experiência
quotidiana das pessoas, na chamada experiência de vida (que se distingue da
experiência científica por ser um planeamento rigoroso, sem método). Nalguns
casos trata-se de experiências pessoais, noutros casos são experiências
partilhadas pelos membros da comunidade- no decurso do processo de
socialização, Em suma, é um conhecimento que se adquire sem estudos, sem
investigações.
Ciência é um saber sistemático na medida em que constitui um
conjunto organizado de conhecimentos, havendo da parte dos cientistas um
esforço para que as diversas teorias se articulem entre si e sejam coerentes.
- O senso comum é um saber impreciso, na medida em que normalmente
não se exprime de modo rigoroso e quantificável, já a ciência é um saber
preciso é ainda um saber superficial, na forma em que se conhece os próprios
fenómenos mas muitas vezes desconhece-se as suas causas verdadeiras. Sendo a
ciência um saber mais aprofundado, procurando descobrir a causa dos fenómenos.
- O senso comum é um saber subjectivo ou pessoas, pois a sua
aquisição depende das condições de vida, que não são iguais para todos os
homens. É influenciado pela época histórica, pela cultura, pelos grupos sociais
a que se pertence, pelo meio ambiente em que vive, pela idade, pela profissão,
personalidade, etc. A ciência, pelo contrário, procura alcançar um saber
objectivo. Ou seja: tenta mostrar as cosa (o objecto) como eles são,
independentemente dos gostos e interesses do sujeito. Um conhecimento para ser
científico tem de ser independente das particularidades do cientista.
6) Sendo o objecto de estudo da Psicologia o comportamento humano,
a Psicologia do Desenvolvimento ocupa-se por estudar o comportamento do Homem
durante todo o seu desenvolvimento e crescimento como pessoa. Assim sendo, a
Psicologia do Desenvolvimento tem em conta, no seu estudo, o crescimento físico
do indivíduo, a sua maturação ( a nível neurológico e glandular), a
aprendizagem retida dos acontecimentos e experiências vividas pelo sujeito, o
seu desenvolvimento referente a mudanças a nível psicológico, mudanças no modo
de pensar, mudanças na sua personalidade, mudanças nos seus comportamentos,
etc., e, ainda, tem em conta as mudanças ao longo da história e da evolução da
espécie, como as mudanças ocorridas ao longo da história pessoal de determinado
indivíduo.
São diversos os métodos utilizados pela Psicologia do Desenvolvimento,
dos quais se salientam estudos de diagnóstico e de intervenção, estudos
nomotéticos e ideográficos, estudos desenvolvimentais e transversais, estudos
clínicos, experimentais e correlacionais, estudos de casos, narrações
literárias, estudos de observação participante, estudos de campo, estudos
antropológicos e transculturais, estudos de investigação-acção, estudos
correlacionais, estudos descritivos causais, estudos experimentais e
quase-experimentais.
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