quinta-feira, 1 de março de 2012

A psicologia como ciência...

Questões:


1.      Quando é que a psicologia se constitui como ciência?

2.      Como? Quais foram as principais correntes e quais os seus objectos e métodos?
3.      Actualmente, qual é o principal objecto em psicologia?
4.      E os principais métodos e técnicas?
5.      Quais as principais diferenças entre os conhecimentos das Ciência e do Senso comum?
6.       Pscologia aplicada: qual o o objecto e principais métodos na Psicologia do Desenvolvimento?
Respostas:
1) Integrada durante séculos na Filosofia, a Psicologia só se torna uma Ciência independente nos finais do século XIX, quando Wundt funda o primeiro laboratório de psicologia experimental em 1897. É a partir deste acontecimento que se vão desenvolver, de forma sistemática, as investigações em Psicologia.



2) A psicologia constitui-se uma ciência obtendo respostas diferenciadas levando vários autores a definirem métodos e objectos específicos, conforme os problemas estudados.

    As principais correntes da psicologia foram: o Associanismos/Estruturalismo, Wildhelm Wundt; a Reflexologia de Ivan Pavlov; o Behaviorismo/ Comportamentalismo, de John Watson; o Gestalismo/ Teoria da forma, de Wolfganf Kohler; a Psicanálise, de Sigmund Freud; e o Contrutivismo, de Jean Piaget. O Associacionismo/Estruturalismo tem como objecto a consciência e como métodos a introspecção controlada. A Reflexologia tem como objecto de estudo os reflexos e como método estudar a actividade  nervosa superior. O Behaviorismo/ Comportamentalismo tem como objecto o comportamento do Homem e do Animal e utiliza o método experimental. O Gestaltismo/ Teoria da forma tem como objecto estudar os fenómenos da percepção e pensamento como totalidade, e utiliza o método experimental e a introspecção. A Psicanálise tem como objecto o inconsciente, a estrutura psíquica, e o funcionamento Psíquico, e utiliza o método psicanalitico. Por fim o Construtivismo tem como objecto as estruturas da inteligência e como método o clínico e a observação naturalista.


3)O objecto de estudo da psicologia é o homem, mais propriamente o comportamento humano, na vertente do consciente/ inconsciente e personalidade do indivíduo. Colocando assim como objecto de estudo o ser humano na sua permanente evolução.


4)A psicologia aborda vários métodos e técnicas do comportamento humano. Dos vários métodos existentes faremos referência aos mais importantes. Existe o método introspectivo (análise interior feita pelo próprio sujeito), a observação (podendo ela ser laboratorial ou naturalista), o método experimental (que tem por objectivo permitir conhecimentos sobre comportamentos comuns a um grupo de pessoas), conhecemos ainda o método clínico (constitui-se como uma serie de procedimentos de diagnostico e tratamento de pessoas com problemas de comportamentos e/ ou emocionais) e por fim o método psicanalítico (que tem como objectivo conhecer o inconsciente do paciente). 

    Além dos métodos são ainda conhecidas técnicas como: teste, inquéritos e entrevistas (podendo ter maior ou menor controlo ao nível das questões e respostas).


5) O conhecimento do senso comum baseia-se na experiência quotidiana das pessoas, na chamada experiência de vida (que se distingue da experiência científica por ser um planeamento rigoroso, sem método). Nalguns casos trata-se de experiências pessoais, noutros casos são experiências partilhadas pelos membros da comunidade- no decurso do processo de socialização, Em suma, é um conhecimento que se adquire sem estudos, sem investigações.
    Ciência é um saber sistemático na medida em que constitui um conjunto organizado de conhecimentos, havendo da parte dos cientistas um esforço para que as diversas teorias se articulem entre si e sejam coerentes.
   - O senso comum é um saber impreciso, na medida em que normalmente não se exprime de modo rigoroso e quantificável, já a ciência é um saber preciso é ainda um saber superficial, na forma em que se conhece os próprios fenómenos mas muitas vezes desconhece-se as suas causas verdadeiras. Sendo a ciência um saber mais aprofundado, procurando descobrir a causa dos fenómenos.
    - O senso comum é um saber subjectivo ou pessoas, pois a sua aquisição depende das condições de vida, que não são iguais para todos os homens. É influenciado pela época histórica, pela cultura, pelos grupos sociais a que se pertence, pelo meio ambiente em que vive, pela idade, pela profissão, personalidade, etc. A ciência, pelo contrário, procura alcançar um saber objectivo. Ou seja: tenta mostrar as cosa (o objecto) como eles são, independentemente dos gostos e interesses do sujeito. Um conhecimento para ser científico tem de ser independente das particularidades do cientista.

6) Sendo o objecto de estudo da Psicologia o comportamento humano, a Psicologia do Desenvolvimento ocupa-se por estudar o comportamento do Homem durante todo o seu desenvolvimento e crescimento como pessoa. Assim sendo, a Psicologia do Desenvolvimento tem em conta, no seu estudo, o crescimento físico do indivíduo, a sua maturação ( a nível neurológico e glandular), a aprendizagem retida dos acontecimentos e experiências vividas pelo sujeito, o seu desenvolvimento referente a mudanças a nível psicológico, mudanças no modo de pensar, mudanças na sua personalidade, mudanças nos seus comportamentos, etc., e, ainda, tem em conta as mudanças ao longo da história e da evolução da espécie, como as mudanças ocorridas ao longo da história pessoal de determinado indivíduo.
  São diversos os métodos utilizados pela Psicologia do Desenvolvimento, dos quais se salientam estudos de diagnóstico e de intervenção, estudos nomotéticos e ideográficos, estudos desenvolvimentais e transversais, estudos clínicos, experimentais e correlacionais, estudos de casos, narrações literárias, estudos de observação participante, estudos de campo, estudos antropológicos e transculturais, estudos de investigação-acção, estudos correlacionais, estudos descritivos causais, estudos experimentais e quase-experimentais.






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