quinta-feira, 22 de março de 2012

Desenvolvimento pré-natal



Influencias Pré-natais
Podemos considerar que o meio engloba todos os elementos externos que intervêm no desenvolvimento de um indivíduo. Neste sentido pode-se afirmar que, desde que é concebido até morrer, o indivíduo sobre influência do meio.

O meio intra-uterino
Desde o início da vida, o meio começa a actuar sobre o novo ser – daí a importância do meio intra-uterino, onde a criança se vai desenvolver ao longo de nove meses.
Dado que o sangue do feto é o mesmo que a mãe, o regime alimentar e a saúde materna influencia o desenvolvimento do corpo e do cérebro do bebé. A subnutrição pode ter como consequência um retardamento no desenvolvimento cerebral e, portanto, futuras limitações mentais.
Certas doenças da mãe – diabetes, sífilis, toxoplasmose, rubéola, sida, etc. – podem determinar perturbações físicas e/ou mentais na criança.
Os produtos químicos – por exemplo, medicamentos ingeridos pela mãe -, ao serem incorporados na corrente sanguínea, podem afectar de diferentes maneiras o desenvolvimento da criança. São conhecidas as deformações físicas (criança sem braços ou sem pernas) produzidas por um tranquilizante usado pelas grávidas na década de 50 – a talidomida.
Os bebés de mães toxicodependentes (em heroína e cocaína, por exemplo) podem tornar-se dependentes de droga ainda no útero materno, apresentando, ao nascer, sintomas de carência: irritabilidade, inquietação, vómitos, convulsões, insónias.
A ingestão de álcool em quantidade, durante a gravidez, pode provocar o que se designa por síndroma alcoólica fetal: problemas de coordenação motora, distorções nas articulações, anomalias faciais, inteligência subnormal…
O estado emocional da mãe também pode ser um elemento perturbador. Sabe-se hoje que, quando a mãe vive uma crise emocional grave, os movimentos do feto aumentam muito significativamente. Estudos de correlação sugerem que os bebés, cujas mães viveram situações de grande stress durante a gravidez, apresentam grande instabilidade e excesso de choro, durante a primeira infância.

Sem comentários:

Enviar um comentário